Minha lista de blogs

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Projeto de Leitura e Escrita

1. Escola M. E.F. José Mendonça Vergolino
Laboratório de Informática Educativa
Facilitadora: Joelma Maria

Roteiro de planejamento para projetos de Leitura e escrita.

Os projetos de leitura e escrita tem por finalidade a fundamentação sistemática do ensino da língua portuguesa, visando uma dinâmica mais participativa dos alunos nas práticas de leitura e escrita, como também direcionamentos das práticas metodológicas voltadas para situações reais de uso dessa prática. Esses são articulados para o conhecimento e aprendizagem das tipologias e gêneros textuais.

Definição do tema: O tema a ser trabalhado pode ser selecionado pela o professor e acontecerá de acordo com as necessidades e interesse da turma. O qual deverá partir de um levantamento prévio sobre os conhecimentos dos alunos.


Foco dentro do tema: determinados tema pode ter um recortes, como por exemplo: Temas: Quem canta.... tema: Composição de Toquinho. Isso para melhor delimitação do que se pretende estudar, objetivos da proposta.

Tempo de duração:
Inicio:
Término

Produto final: o produto final está relacionado a ação concreta e pr´tica das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto. É para ele que e em torno dele que essas acontece. Tem como objetivo a criação de objeto para a divulgação interna ou externa da classe- escola. Pode ser, um livro para a bilbioteca da escola ou para doaçã, a gravação de CD de músicas etc,

Justificativa( por que )
A Justificativa se refere ao motivo pelo qual o projeto se faz necessário. Nela deverá conter bem explícito, as necessidades da turma, deve englobar os aspectos fundamentais para a realização do mesmo.
Ao justificar um projeto o professor centrar o foco na importância do desenvolvimento do mesmo para a aprendizagem da turma.

Objetivos( para que)
Os objetivos se refere ao que se quer atingir com o projeto. Nele deverá ficar bem claro quais aprendizagens pretende-se alcançar com o projeto. Os objetivos podem ser separados em geral e específicos , ou não, ficará a critério do professor tal escolha. Uma forma de elaborar o objetivo é iniciando com um verbo no infinitivo como: permitir, esclarecer, proporcionar etc.

Conteúdos ( o que englobar dentro do projeto)
São relacionados os conteúdos para alcançar tias objetivos. Deverá ser selecionados os conteúdos que vão englobar as atividades, as metodologias e deverão ser um elo de ligação para os objetivos a serem alcançados.

Recursos: engloba todo material a ser utilizado

Procedimentos metodológicos – Metodologia_ Como fazer
Nessa deve estar bem sistematizado a explicação de como irá ocorrer todas a ações dentro do projeto.

Sugestões para a organização metodológica das atividades.
Atividades metodológicas: Para melhor organização das atividades, o professor poderá dividi-las em três blocos:
Atividades de leitura
Atividades de escrita
Atividades para o produto final
Cronograma visando o produto fina