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quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Projetos de Aprendizagem

Roteiro de Planejamento

Ao lançar mão da proposta de desenvolver um projeto de aprendizagem o professor deverá além de ter bem claro os seus objetivos para o trabalho com essa proposta, comparar esses com o que se propõe essa metodologia de trabalho. Para isso se faz necessário alguns questionamentos como: que tipo de ensino eu pretendo desenvolver com os alunos? Que tipo de aprendizagem garante essa proposta? qual deverá ser a minha postura nesse processo? Qual o papel da minha turma? Ter clareza sobretudo que essa proposta traz em si o foco da aprendizagem e não do ensino. Nessa, porém o papel do aluno é de condutor do processo, o maior responsável pelo planejamento e desenvolvimento das ações. O principal autor na sistematização do saber. Enquanto que ao professor caberá a postura de mediador do processo.

DICAS PARA A CONDUÇÃO DO PROCESSO

PRIMEIRO PASSO - ESCOLHA DO TEMA
Uma das primeiras atitudes do professor é a condução do planejamento. No qual deverá acontecer A ESCOLHA DO TEMA / PROBLEMÁTICA. Nessa o professor deverá levar os alunos a levantar questões que sejam do interesse deles. Curiosidades que poderão se transformar em investigações.Essas poderão ser levantadas através de questionamentos.

SEGUNDO PASSO - CERTEZAS PROVISÓRIAS

Após escolher o tema/ problemática, será necessário para a organização do projeto, sistematização daquilo que aos alunos já sabem e/ou pensam que sabem sobre o tema. O que chamamos de CERTEZAS PROVISÓRIAS. Essas poderão ser feitas por meio de listagens ou dissertação.

TERCEIRO PASSO - DÚVIDAS TEMPORÁRIAS

Sistematizados o que já se sabe sobre o assunto é hora de organizar o que se quer saber sobre tal assunto. São as dúvidas temporárias, aquilo que almejamos descobrir. É importante saber que são essas as questões que o grupo irá perseguir, por isso, será em cima dessas as construções da aprendizagem. Aqui acontecerá a pesquisa e sistematização dos conhecimentos.
Parta que isso ocorra com maior êxito é necessário que a turma planeje os passos que serão seguidos. É nessa etapa que se faz necessário a organização do cronograma.
No cronograma será contemplado:
O que fazer para conseguir ( por meio de pesquisa, palestras, entrevistas)
Quando fazer ( data provável para acontecer)
Quem irá fazer (que será o responsável)
O como fazer (elaborar entrevistas etc)
Importante!Para melhor garantia da sistematização da aprendizagem e também como instrumento usado para a avaliação sugiro a construção do portifólio do aluno.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Atividades do curso Tecnologia na Educação- Ensinando e Aprendendo

Caros Cursistas! Um abraço.
Sei que não é tão simples assim abraçar um trabalho em um ambiente novo (virtual) com tão pouco tempo para compartilharmos nossos conhecimento, para nos sentirmos confiantes e seguros na realização das atividades e navegação desse ambiente. Sei que muitas dúvidas surgirão para alguns.
Pensando nisso escrevi de forma mais detalhadas as atividades que deverão ser realizadas até o próximo encontro dia 01/09/2009.


ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS NESSA 1º QUINZENA
Atividade 1: 1ª semana Refletindo sobre a Identidade do professor e sobre a própria aprendizagem:
Como fazer :
relatar quem sou eu como professor e aprendiz, usando o editor de texto e compartilhar com os colegas da turma (Biblioteca)
Escreva um documento de duas laudas , no editor de texto de sua preferência, sobre você mesmo sua atuação profissional e suas perspectivas enquanto aprendiz.
Obs: o trabalho deve ser salvo em uma pasta local ou disco como o título: ativ1-seunome : ex: ativi1-joelma, deve também ser mudada a extensão do arquivo par um compatível ( tipo) doc
Como postar o trabalho:
Entra na biblioteca-material do aluno-
Após abrir a caixa clica em enviar arquivo
Preenche os campos obrigatórios – titulo- tipo de documento-tema - subtema- procura o arquivo enviar o arquivo.
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Atividade 2: Refletindo sobre a Identidade do professor e sobre a própria aprendizagem
Registrar a própria reflexão (Diário de bordo)
Faça uma reflexão sobre o tema para ser publicado no diário de bordo
Obs: esse poderá ser bem menos de duas laudas.
Como postar:
Vá em interação- diário de bordo
clica em nova anotação, escreve o que deseja, clica incluir
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Atividade 3: A escola diante do novo panorama da tecnologia na escola
Assistir ao vídeo “Educação e tecnologia” (entrevista) comentar e compartilhar uma das questões levantadas na entrevista (Fórum)
como fazer :
clica em interação-fórum
clica no título do fórum , depois em contribuir
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Atividade 4: fazer um levantamento sobre quais são as
tecnologias existentes na escola e como são utilizada....
Essa atividade será socializada no 2º encontro presencial no dia 01/09/2009
Cada professor individualmente fará um levantamento dos recursos tecnológicos e mídias existentes na escola em que trabalha. Fazendo um relato descritivo sobre a forma como esses recursos são utilizados, como também uma reflexão à respeito.
Faça uma apresentação em slide para ser socializada no encontro presencial.
obs: Como nem todos as pessoas irão socializar o trabalho no momento, esse deverá ser enviado para o meu e-mail: jmsantosilva@gmail.com até a data do encontro presencial.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Trabalhar a diversidade textual na escola.

O trabalho envolvendo a diversidade textual e os gêneros literários tem sido um dos assuntos abordados ultimamente. Remete a esse a capacidade da melhorar do índice de desenvolvimento educacional. Alguns programas estão sendo criado para atender a necessidade de formação dos professores para esse propósito. Porém nas escolas ainda vemos trabalhos pouco significantes envolvendo esse tema.
Uma das controversas a superar é o fato de que para os estudantes o fato de expressar suas idéias oralmente é uma atitude completamente normal que em qualquer atividade ocorre naturalmente sem transtorno, porém o fato de se colocar essas idéias em papel, na escrita isso torna-se uma dificuldade que leva a um trabalho árduo para o professor e bastante penoso para os alunos.
O fato é que os trabalhos envolvendo a produção textual na muitas vezes é feito de forma absoleta, enfocando, apenas o objetivo de se repetir uma forma corriqueira cheias de regras pr se produzir algo muita vezes insignificantes para os alunos.

A variedade textual é sim, necessária para que a criança perceba os diferentes objetivos de um texto escrito e seu uso no dia-a dia, de acordo com nossas necessidades e oportunidades, porém o como isso deve ser colocado e proposto para os alunos que pode fazer o diferencial da aprendizagem significativa. Pois como é citado por Vygotsky.
... a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida." (Vygotsky, in Moll, 1996)

Neste sentido trabalhar a diversidade textual é não somente propor tarefas e mais tarefas, mas em primeiro lugar dar ao aluno a oportunidade de compreender a função social da escrita mediante a diversidade do texto. Para tanto é necessário que se tenha um bom propósito de linguagem e comunicação para tal escrita. Esse é o verdadeiro propósito da diversidade texto
“ a função social”. E é o professor que enquanto mediador da aprendizagem leva a verdadeira dimensão desse propósito para seu aluno, fazendo despertar nele o interesse pela escrita textual, oportunizando assim uma menor resistência e sofrimento a essa atividade, proporcionando assim a aprendizagem desejada.
Para o desenvolvimento de tais objetivos educacionais muitos se fala na organização didática das atividades. Os trabalhos com projetos didáticos tem sido abordado como uma metodologia de ensino capaz de promover a aprendizagem dessas.
Um coisa é certa, como aborda Vygotsky, a necessidade, o significado são pressuposto essenciais para a compreensão. Precisamos fazer com que seja real e significativa tal atividade. Nisso os projetos didáticos podem assumir essa função, de tornar real e mais verdadeira essa atividade.
Muito dos profissionais da educação se questionam sobre o para que fazer, como fazer e se dar certo. Isso só podemos afirmar fazendo. Para cada um porém essa tarefa é realizada de acordo com seus pressupostos teóricos e metodológicos.
Pra mim mesma é feito de várias formas e afirmo, todas elas tem gerado bônos par a aprendizagem. Posso, e quero nesse meu blog, postar alguns relatos e experiências minhas. Aqueles que desejar ler acesse sempre.
Joelma

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aula Presencial





Depois de participarem da aula inaugural do curso de 100h – Tecnologia na educação- Ensinando e Aprendendo com as Tic. A turma intitulada “Mangueria” que é uma das 11 turmas que iniciam a formação direcionada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE/ Marabá encontram-se para a primeira aula presencial.
A turma é formada pelos professores das escola Gabriel Sales Pimenta e Judith Gomes Leitão.
Depois de assumirem sua responsabilidade na condução de uma formação a distância os alunos se familiarizam com o ambiente virtual.