Minha lista de blogs

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A QUEM INTERESSA???

A  quem interessa a qualidade de vida de uma população?


Pensei nisso atualmente a partir de algumas atividades que aconteceram na Vila Canaã, conhecida como Vila do Rato.(Marabá -PA)
A pesar da comunidade ficar localizada bem  da Marabá Pioneira, final da Av Getúlio Vargas, uma das principais do centro comercial da cidade é lamentável e quase inacreditável a situação de abandono vivida pelos moradores daquela comunidade..
Lá não existe rede de esgoto, o que pode-se pensar, e daí a maior parte da cidade não tem. Porém lá também não se tem água encanada e  coleta de lixo o que vem mostrar o quanto aquela população é ignorada,  pois bastava  um simples contêiner ou ainda que o carro do lixo percorresse alguns metros a mais na mesma rua para fazer  a coleta. Trata-se  de uma atitude bem simples, o reconhecimento de que são gente, uma simples atitude de  reconhecimento como cidadãos.
A situação torna-se ainda mais degradante quando pensamos ou presenciamos a rotina de vida dos moradores de lá. Naquela humilde comunidade  parece que o tampo parou, que o progresso e os benefícios trazidos por tal não passa de sonho ou história de ficção. As mulheres daquele local todos os dias fazem a sua rotina de casa para o rio( como na época das nossas bisavós) para lavarem a roupa, a louça, as crianças antes da escola. Fazem isso conformadas como se a vida não lhe precisasse beneficiar por nada, como se não merecessem e nem pudessem reivindicar os direitos de cidadãos.
Se essa situação parece lamentável. Então que tal imaginarmos que nessa população não existe espaços adequados de deposito dos dejetos. Lá não existem fossas, nem secas, nem de espécie alguma.
Então imaginemos agora o que acontece na prática. As pessoas, por não terem uma opção mais adequada, encaminham as encanações dos seus banheiros para longe de casa, ou seja, para bem próximo ao rio, jogam o lixo a céu aberto, também próximo ao rio e pegam água do rio para suas necessidades do dia-a dia.
Como conseqüência disso temos as crianças que a cada mês repetitivamente apresentam sintomas de verminoses, diarréia e doenças de pele.
 
 REPITO! A quem interessa a qualidade de vida daquela população?


Eu respondo não é aos políticos, aos que estão no poder com a ajuda dos mesmos, que foram eleitos para cuidar dessa população e que a cada nova eleição aparecem para reafirmar suas promessas de campanhas, seus votos de compromissos com a população carente.


 A QUEM INTERESSA OS VOTOS DESSA  POPULAÇÃO??


 Aí sim fica mais fácil responder....