Minha lista de blogs

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Projetos de Aprendizagem

Roteiro de Planejamento

Ao lançar mão da proposta de desenvolver um projeto de aprendizagem o professor deverá além de ter bem claro os seus objetivos para o trabalho com essa proposta, comparar esses com o que se propõe essa metodologia de trabalho. Para isso se faz necessário alguns questionamentos como: que tipo de ensino eu pretendo desenvolver com os alunos? Que tipo de aprendizagem garante essa proposta? qual deverá ser a minha postura nesse processo? Qual o papel da minha turma? Ter clareza sobretudo que essa proposta traz em si o foco da aprendizagem e não do ensino. Nessa, porém o papel do aluno é de condutor do processo, o maior responsável pelo planejamento e desenvolvimento das ações. O principal autor na sistematização do saber. Enquanto que ao professor caberá a postura de mediador do processo.

DICAS PARA A CONDUÇÃO DO PROCESSO

PRIMEIRO PASSO - ESCOLHA DO TEMA
Uma das primeiras atitudes do professor é a condução do planejamento. No qual deverá acontecer A ESCOLHA DO TEMA / PROBLEMÁTICA. Nessa o professor deverá levar os alunos a levantar questões que sejam do interesse deles. Curiosidades que poderão se transformar em investigações.Essas poderão ser levantadas através de questionamentos.

SEGUNDO PASSO - CERTEZAS PROVISÓRIAS

Após escolher o tema/ problemática, será necessário para a organização do projeto, sistematização daquilo que aos alunos já sabem e/ou pensam que sabem sobre o tema. O que chamamos de CERTEZAS PROVISÓRIAS. Essas poderão ser feitas por meio de listagens ou dissertação.

TERCEIRO PASSO - DÚVIDAS TEMPORÁRIAS

Sistematizados o que já se sabe sobre o assunto é hora de organizar o que se quer saber sobre tal assunto. São as dúvidas temporárias, aquilo que almejamos descobrir. É importante saber que são essas as questões que o grupo irá perseguir, por isso, será em cima dessas as construções da aprendizagem. Aqui acontecerá a pesquisa e sistematização dos conhecimentos.
Parta que isso ocorra com maior êxito é necessário que a turma planeje os passos que serão seguidos. É nessa etapa que se faz necessário a organização do cronograma.
No cronograma será contemplado:
O que fazer para conseguir ( por meio de pesquisa, palestras, entrevistas)
Quando fazer ( data provável para acontecer)
Quem irá fazer (que será o responsável)
O como fazer (elaborar entrevistas etc)
Importante!Para melhor garantia da sistematização da aprendizagem e também como instrumento usado para a avaliação sugiro a construção do portifólio do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário