Minha lista de blogs

quinta-feira, 3 de março de 2011

Atividade de Pesquisa


Um dos equívocos mais comuns que os educadores cometem a respeito da pesquisa é de pensar que os alunos serão capazes de distinguir sozinhos o que é importante ou o que deve ser feito a respeito de determinado assunto numa atividade de pesquisa.
A pesquisa não é uma mera atividade de cumprimento de tarefa e nem tão pouco uma atividade independente na qual a aprendizagem possa acontecer pelo simples fato da participação dos alunos.
A pesquisa é acima de tudo um processo metodológico que deve sempre estar ligado a objetivos claros e significativos. E portanto deve ser usada a favor da aprendizagem. Isso só será capaz de acontecer a medida que os professores encaminhe situações que integrem à atividade de pesquisa á situações bem definidas planejadas e encaminhadas.

Seqüência de atividade de pesquisa

Etapas indispensáveis a uma atividade de pesquisa.

  1. Apresentação do assunto
O professor deverá inicialmente fazer uma abordagem do assunto a ser estudado, explorando com os alunos questões relevantes, intrigantes ou polêmicas, ou ainda propor uma questão de investigação.
Nessa etapa se faz necessário a delimitação do tema exposição do assunto.

  1. Planejamento da pesquisa.
Faça com os alunos os combinados necessários, orientando-os sobre como deverá seguir. Sugiro:
- A divisão de equipes de trabalho
- a divisão de tarefas
- indicar sites confiáveis de conhecimento do professor
- combinar data de devolução
- orientar os alunos sobre o foco a ser pesquisado
- delimitar uma questão de investigação

  1. Análise dos resultados e produção do conhecimento

Oriente os alunos na interpretação do conteúdo da pesquisa, faça resumo do texto encontrado por eles.
Ajude na organização de dados em tabelas e gráficos ou ficha relatório.

  1. Socialização do conhecimento/ retorno
Realizar um momento para socialização dos conhecimentos. Em círculos de debate, roda de conversa ou seminário. Outra opção é fazer devolutivas após ler os trabalhos dos alunos, isso de forma individual ou coletiva.
Obs: toda pesquisa deve ter um retorno para os alunos, pois eles precisam saber o porquê do que estão fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário