Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fazer bonito ou fazer valer?

Na educação é assim...
Algumas coisas são para fazer valer e outras para fazer bonito.
Muitas vezes erramos, não conseguimos distinguir os propósitos. Muitas pessoas porém sempre tem dúvidas sobre qual atitude assumir, outras porém, assume as atitudes mais confortáveis para sua comodidade e até mesmo as que possam lhe trazer bons frutos.

Escolher porém o caminho do fazer bonito é sempre mais fácil. O bonito agrada mais em muitas circunstâncias. É o mais elogiado, premiado, exaltado.
O caminho do fazer valer é bem mais complexo. Fazer valer remete a trabalhar em busca de resultados, qualidades. Esse processo é bem mais complicado, pois implica em seguir minuciosamente os passos, requer buscar estratégias, gastar tempo, energia, refazer caminhos, determinar tarefas, orientar, planejar , replanejar...
Lembro-me de todas as vezes que na profissão necessito desempenhar o papel do fazer valer. Na verdade o nosso papel na educação é sempre o de fazer valer. Fazer valer a pena o tempo que destinamos as nossas atividades profissionais, fazer valer o tempo que todos os educandos destinam em estar na escola. Enfim fazer com estes “tempos” resulte no crescimento. No crescimento pessoal e profissional.
Na educação é assim...
Trabalhamos em busca de resultados, trabalhamos para cumprir papel, trabalhamos para simplesmente desempenhar funções. Em todos esses casos trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos...
Se trabalhamos tanto, mais inteligente seriam se usássemos o nosso trabalho para a prosperidade. Para fazer valer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário